quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

'Tradicionais', atrasos de noivas irritam padres e acabam até em multa

Em São Paulo, padre fez noiva esperar no altar para ‘devolver’ atraso.
CNBB diz que multa pode ser discutida entre igrejas e dioceses.

Do G1, em São Paulo
A relação entre padres e noivas corre o risco de azedar quando há atrasos ou regras da igreja não são cumpridas. Em Apucarana, no Paraná, a cobrança de R$ 500 foi divulgada na quarta-feira (9) como sanção por desrespeito ao relógio, mas multas já são adotadas em outras cidades. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), não há uma regra para todo país: cada padre deve avaliar a necessidade da medida com o bispo.
Mas os desgastes por causa do horário ou outras questões relativas à liturgia podem extrapolar a cobrança de multas e chegar até mesmo ao extremo de o padre proibir fotografias ou deixar a noiva esperando de propósito.
A designer Valkiria Zorsam casou-se em São Paulo, em uma manhã de sábado de abril de 2009. Por causa dos preparativos no salão, chegou quase meia hora atrasada. Antes do horário marcado para a cerimônia, o Padre José Donizetti Fiel Rolim de Oliveira circulava pela paróquia, mas não ocupou seu posto após a marcha nupcial e a noiva se posicionar ao pé do altar. “O mesmo tempo que eu atrasei, ele [padre] atrasou também. Estava na sacristia. Ele não foi de birra mesmo”, disse a noiva, que ficou esperando ao lado do noivo, de pé.
Padre Donizetti admitiu o atraso proposital e apresentou como justificativa a informação que teria sido passada por uma funcionária de que a noiva estaria, em casa, esperando uma tia chegar à igreja. A noiva contesta a afirmação e repete que a preparação do salão demorou mais que o previsto. Questionado pelo G1, o padre reconsiderou o gesto após ter sido informado sobre a versão da noiva. “Ah tá, mas não foi o que a vizinha disse”, comentou.
Padre Donizetti lembra que esse foi um caso isolado. “O que estou fazendo agora é pedir que as noivas assinem um termo de compromisso. Se eles não estiverem, aí eu não tenho mais responsabilidade de fazer a celebração deles”, disse, ressaltando que não cobra multas.
“Existe uma cultura do atraso no casamento, a gente fica refém das noivas. Então, não é questão de perdoar ou não perdoar [o atraso]. Eu sei que é dia de festa, mas, me diga se por acaso eles vão ao cartório e chegam atrasado? Vão ter que marcar outra data. Por que a Igreja tem que tolerar tudo?”, questiona o padre. 


Bem como tudo na vida cada caso é um caso. Sabemos que a noiva atrasar é falta de educação, mas temos que levar em consideração que nem todas atrasam porque querem, algumas confesso que gostam e até acham chique, porém não são a maioria.
Existem alguns imprevistos que podem acontecer que não são culpa da noiva, por exemplo:
-Atraso de alguns padrinhos, apesar dos cerimonialistas sempre ligarem pedindo que cheguem meia hora antes.  
-O trânsito que anda uma loucura, principalmente em horários de pico.
-Os convidados que sempre contam com o atraso da noiva e nunca chegam na hora.

Por isso vão algumas sugestões:

-Uma semana antes do casamento cheque tudo.
-Chegue cedo para se aprontar e coloque a seu alcance tudo que você vai usar para não esquecer nada e nem perder tempo procurando e ficando nervosa.
-Quaisquer que sejam as fotos marcadas para antes da cerimônia, elas devem começar pelo menos uma hora antes para que a noiva tenha pelo menos uma meia hora antes de sair para a Igreja.
-Junto com o motorista faça logo uma rota pelo caminho mais seguro e menos congestionado.
-Tente chegar à Igreja antes do horário marcado mesmo que para isto você tenha que ficar esperando alguns minutos no carro.
- Se algum imprevisto acontecer a noiva não deve ficar nervosa. O cerimonialista vai contornar a situação e comunicar ao padre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário