quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

História dos Bolos


Elemento essencial da festa de casamento, o bolo da noiva já passou por muitas fases e costumes.
A sua origem remonta ao Império Romano, quando era mais pão que bolo e tinha a forma de um pássaro, e está associada a um costume um pouco bizarro: o noivo comia um pouco e depois “partia” o resto na cabeça da noiva!Ficava assim simbolizado o romper do hímen e o domínio do noivo sobre sua esposa. Para chamar a sorte e ao mesmo tempo serem bafejados com sorte, os convidados dividiam as migalhas entre eles. Felizmente, a evolução da forma do bolo tornou impossível manter esta tradição.
Na Inglaterra, na época medieval, eram os convidados que traziam pequenos bolos doces que eram empilhados uns em cima dos outros. Para assegurar descendência abundante, os noivos tinham então que tentar dar um beijo por cima da pilha.Essas “torres” deram origem aos bolos por andares.A “tarte da noiva” surgiu no século XVII e tronou-se bastante popular no início do século XIX, principalmente nas cerimônias mais modestas.Tinha um recheio de pão doce ou de carne,como uma espécie de empada gigante.Lá dentro tinha um anel de vidro.A convidada que encontrasse o anel seria a próxima a se casar.No fim do século XIX, o bolo de casamento tornou-se usual e adotou a denominação de “bolo de noiva”,pela importância que esta tem em todo o casamento.No início só tinha um andar e eram feitos de ameixa.Depois surgiram as coberturas de açúcar refinado,que era um ingrediente muito difícil de arranjar e que acabava por demonstrar a influência da família da noiva. Quanto mais branca fosse à cobertura, melhor e mais caro era o açúcar que tinha sido utilizado. Na época vitoriana o branco passou a ter igualmente uma conotação simbólica: a de virgindade e de pureza.
A cerimônia de cortar o bolo é a primeira tarefa na vida do casal e simboliza a união entre marido e mulher. Originalmente, era a noiva que cortava o bolo para partilhar com todos os convidados, mas atualmente isso se tornou muito difícil.
Tornou-se então uma tarefa conjunta: o noivo deve ajudar sua mulher, colocando a sua mão por cima, simbolizando desde logo o trabalho em equipe que os espera. Não deixe que o noivo corte o bolo sozinho, pois segundo as superstições isso fará com que não haja descendentes.
Fonte: Revista Sposabella Noivas


Nenhum comentário:

Postar um comentário